Pular para o conteúdo

O Ciclo

USP 2.0 é um ciclo de conferencias e de debates para refletir o papel da educação a distancia na universidade com a participação de professores e pensadores internacionais e nacionais, inserindo a experiência da USP em uma rede internacional de universidades que investem maciçamente em uma educação que pode transformar toda uma geração de jovens e de adultos e fazer a diferença na sociedade em busca de condições mais equilibradas do ponto de vista cultural, econômico e sócio-ambiental.

Alguns encontros serão focados em experiências de sucesso no Brasil e no Mundo, com apresentação do estado da arte da EAD nas instituições dos convidados (Ima Tubela, UOC-Espanha) ou da EAD em várias países (que pode ser o caso do presidente do ICDE ou de representante da ABED). Outros terão uma abordagem mais teórica sobre a questão da crescente difusão das tecnologias digitais na sociedade, notadamente, na educação, as possibilidades e limites de ambientes virtuais de aprendizagem, o papel da interação na aprendizagem a distância e o perfil e formação do tutor online.

Objetivos estratégicos do Ciclo:

  • Ampliar a discussão na universidade, elevando a discussão sobre a digitalização a um nível teórico que ultrapasse a questão da sala de aula;
  • Sensibilizar a comunidade acadêmica, levando-a a uma reflexão embasada e crítica sobre as possibilidades e os desafios da educação a distância e da digitalização em um sentido mais amplo;
  • Confrontar a USP com outras experiências universitárias, inserindo-a em uma rede internacional de universidades que caminham na direção da digitalização;
  • Refletir acerca do impacto e repercurssão na estrutura acadêmica do processo de digitalização da universidade;
  • Acompanhar o processo de inovação;
  • Sinalizar para a importância da conexão de vários centros de pesquisa ao redor do mundo;
  • Apresentar a CTI à comunidade acadêmica, apresentando-lhe as atividades realizadas, seus processos, os resultados atingidos até então,  os desafios em relação ao seu papel na construção do conhecimento, defendendo a imagem do centro perante a críticas sem embasamento.

Objetivos teóricos:

  • Refletir sobre as transformações do conhecimento em contextos digitais;
  • Refletir sobre o significado social do ensino acadêmico na época das redes;
  • Refletir sobre a transformação do significado da tecnologia em ambientes virtuais;
  • Refletir e defender a importância da inclusão de todos os setores da sociedade no saber acadêmico.

 

No comments yet

Deixe um comentário